domingo, 1 de junho de 2014

Bullying na escola: causas e consequências

O bullying é um problema cada vez mais presente no ambiente escolar. Ele pode se apresentar de diferentes maneiras: agressões, calúnias, apelidos, xingamentos, intimidações. Essa diversidade de formas como o problema se presencia exige de alunos e profissionais da educação uma maior variedade de informações, que os instrumentalize para identificar, compreender, e tomar as providências necessárias ao combate e prevenção. As vítimas do bullying têm suas vidas afetadas em diferentes aspectos, rendimento escolar, vida social, familiar. Em alguns casos, as sequelas acompanham as vítimas até a vida adulta. 
As causas do bullying podem estar ligadas a problemas familiares, como a ausência dos pais na vida dos filhos. Na escola, é comum a multiplicação dos casos, visto que em determinados momentos, o indivíduo agressor, que comete o bullying, também pode ser a vítima de um terceiro sujeito. Podemos identificar ainda que no espaço educacional, os sujeitos envolvidos com a prática apresentam diferentes papéis: o agressor, vítima, e ainda o observador. O último também contribui para tais práticas. Com a pesquisa buscaremos subsídios para identificar os diferentes sujeitos em suas ações. 
Para coleta de dados utilizaremos de observação documentada do comportamento dos alunos durante o intervalo, assim como o uso de entrevistas com os sujeitos que de diferentes maneiras atuam na prática do Bullying.  Esse trabalho representará o ponto de partida para a construção, junto aos discentes, de campanhas de conscientização e combate ao bullying, visto que os casos são bem presentes em nossa escola. É importante ainda que os resultados da pesquisa sejam socializados com os pais e a comunidade em geral. Assim como as demais instituições de ensino da cidade. Dessa maneira, a pesquisa também servirá como ponto de partida para uma política de debate, conscientização e combate ao bullying.

Nenhum comentário: