domingo, 16 de outubro de 2011

Estudantes utilizam a música para estudar para o Enem

"Advérbio é a palavra invariável que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio. Modificando o verbo fica assim: o garoto vai cantar, o garoto vai cantar bem." O que parece uma aula normal de português na verdade é a letra da música "Advérbio", composta pela banda Sujeito Simples, que desde 2007 tenta difundir no Brasil um novo estilo musical: o rock educativo.

Muitos estudantes costumarm usar músicas para reforçar o estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as provas do vestibular. O líder do Sujeito Simples, o publicitário Marcelo Darcini, de 35 anos, diz que a ideia inicial era publicar uma revista com rimas para ajudar as pessoas a estudarem, mas acabou se rendendo à música. "Fui fazer um concurso, comecei a fazer músicas estudando para memorizar melhor, vi que dava resultado e comecei a fazer mais músicas”, explica.

Hoje, a banda tem um CD com músicas relativas a elementos da Língua Portuguesa vendido a R$ 20 pela internet, e prepara um novo álbum para o fim do ano. O valor da renda serve para cobrir os gastos com a gravação do disco e a produção da revista com cifras das músicas. “Quem está comprando mais o material é o professor, mas tem alunos que levaram a revista para tocar as músicas na classe.”

Maurício Araújo, professor de gramática do cursinho Henfil, interpreta o "Rap dos Pronomes" (Foto: Reprodução)O professor Maurício Araújo interpreta o "Rap dos
Pronome" em sala de aula (Foto: Reprodução)

Outro recurso musical usado por vários professores e alunos de todo o país são as paródias de músicas famosas, que ganham versões acadêmicas para ajudar a assimilar o conteúdo da sala de aula. No Instituto Henfil, em São Paulo, o que era uma pacata aula de gramática pré-vestibular, por exemplo, acabou virando um show.

Ao tentar manter a atenção dos estudantes, o professor Maurício Araújo, de 28 anos, decidiu criar paródias de canções conhecidas usando as regras gramaticais. Chegou a ser tão bem sucedido que já conseguiu fazer 300 alunos cantarem sobre as características do sujeito ao som da música “Estoy enamorado”, da dupla argentina Donato e Estéfano, que teve versão em português interpretada pelo cantor Daniel.

"Quando se trabalha com gramática normativa é muito fácil perder a atenção do aluno”, explica Maurício, que, além do “Sertanejo do sujeito” – seu hit mais recente –, criou músicas sobre crase, regência verbal e o polêmico “Rap dos pronome”.


G1.globo.com

Nenhum comentário: